fechar

Entre em contato

Entre em contato e saiba como a POXNET pode ajuda-lo a conectar-se ao seu mundo.

Sua mensagem foi enviada com sucesso!

SETEMBRO AMARELO. A IMPORTÂNCIA DA CONEXÃO COM AS PESSOAS E A VIDA.

O mês de setembro é marcado por uma cor que nos remete imediatamente à atenção: o amarelo. E não à toa, essa cor foi escolhida para alertar a sociedade sobre um gravíssimo problema da atualidade, o suicídio.

Segundo a Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP, são registrados cerca de 12 mil suicídios anualmente em nosso País*. É ainda mais triste constatar que a grande maioria são os jovens.

Problemas como depressão, abuso de substâncias e transtorno bipolar são os casos mais comuns, sempre associados à algum transtorno mental.

Em 2014 nasceu a campanha Setembro Amarelo®, organizada pela ABP em parceria com o Conselho Federal de Medicina – CFM, com o objetivo de prevenir e reduzir os casos de suicídio pelo Brasil.

Se você perceber algo errado com alguém que você conheça e não souber como agir, chame alguma pessoa próxima e o alerte.

Dicas para identificar alguns fatores de risco:

  1. Comportamentos depressivos: Se alguém que você conhece está agindo de maneira
    estranha, fique de olho.
  2. Eventos que causem stress: alguns fatores como separação conjugal, perda de uma
    pessoa próxima ou migração podem ser gatilhos emocionais.
  3. Assuntos relacionados à despedidas: muitas vezes não percebemos, mas a pessoa
    predisposta ao suicídio deixa mensagens de despedida com antecedência, quase como
    que um pedido de ajuda.
  4. Histórico de abuso: ter sofrido maus tratos e abusos físicos, sexuais ou psicológicos na
    infância podem vir à tona se não tiverem sido apoiados emocionalmente ou superados.
  5. Facilidade para meios de suicídio: parece óbvio, mas nem sempre enxergamos os meios que as pessoas podem usar, além da arma de fogo que é evidente, muitos utilizam medicação ou procuram locais elevados para cometer a ação.

 

Existem outros fatores, mas o mais indicado em todos os casos é sempre que um especialista analise a situação. Quem não entende do assunto deve ajudar identificando e levando ao conhecimento desse especialista o que foi visto. Além disso, conversar e dar apoio sempre são fundamentais para ajudar quem está passando por uma dificuldade emocional.

A Poxnet acredita e abraça a causa em prol da vida, com o objetivo de endossar a campanha, convidamos a todos os amigos e clientes que façam a sua parte, ajudando quem precisa de atenção. Fiquem alertas, o menor sinal pode ser o indício de um problema que pode desencadear em uma triste história.

Se estiver longe de uma pessoa querida, lembre-se que hoje em dia a tecnologia está ao nosso
lado, e uma ligação, uma teleconferência ou mesmo uma mensagem podem ser fundamentais para que aquela pessoa saiba que alguém está preocupada com ela.

Vamos nos conectar com as pessoas e a vida.

*fonte: https://www.setembroamarelo.com/

 

Publicado originalmente em 4 de setembro de 2020