fechar

Entre em contato

Entre em contato e saiba como a POXNET pode ajuda-lo a conectar-se ao seu mundo.

Sua mensagem foi enviada com sucesso!

O FIM DE UMA ERA? GOOGLE FOTOS IRÁ ENCERRAR O ARMAZENAMENTO ILIMITADO GRATUITO. E AGORA?

Calma, antes de mais nada, vale lembrar que a plataforma continua cedendo 15GB de armazenamento gratuito. O que muda é que o upload de fotos e vídeos em alta qualidade passa a preencher espaço dentro desse armazenamento, coisa que só acontecia com fotos e vídeos em tamanho original.

O prazo para mudança é bem generoso, só a partir de 1º de junho de 2021. Até lá você vai poder continuar usufruindo do “copo mágico que nunca transborda”. E o melhor, o que já está lá até essa data, não irá contar, só o que vier depois.

Mas é esse ‘depois’ que passa a preocupar muita gente. Afinal, quanto tempo até que as fotos consumam todo o espaço gratuito? Segundo o Google, levará muito tempo para muitos usuários. Outros, considerados usuários de maior potencial, chamados “Heavy Users”, devem consumir o espaço em pouco tempo e por isso a plataforma deve entrar em contato constantemente oferecendo ajuda.

Além disso, quando o serviço limitado entrar em vigor, o Google fornecerá ferramentas para melhorar o controle dos usuários, como o gerenciamento para encontrar, remanejar e excluir imagens/vídeos que não interessem mais.

Se mesmo assim você sentir que precisa de mais espaço para salvar seus backups, você pode contar com dois caminhos. O primeiro é comprar mais armazenamento do próprio Google, com valores bem acessíveis, o usuário passar a contar planos a partir de 100GB podendo comprar até 10TB no Google One.

O outro caminho é buscar outros aplicativos/serviços que ofereçam um serviço similar. Separamos alguns para te ajudar na escolha, mas já adiantamos que o Google Photos, mesmo com a limitação, ainda é uma das melhores opções:

Dropbox

A plataforma é muito parecida com o Google Drive, mas o limite de armazenamento gratuito é muito inferior, sendo de apenas 2GB.

Flicker

O serviço gratuito permite que você armazene 1.000 fotos/vídeos. Porém, eles são exibidos com anúncios.

iCloud

O serviço de nuvem da Apple 5GB (também inferior aos 15 do Google). A grande vantagem para os usuários dessa plataforma é que pagando apenas R$ 3,50 você pode adquirir o plano de 50 GB.

Amazon Photos

Uma notícia para você que é assinante da Amazon Prime, ela disponibiliza acesso ilimitado para armazenamento das fotos na nuvem. Uma notícia ruim para você que é brasileiro: o serviço só está disponível nos EUA. Ou pra quem paga o Prime em dólar. Pois é, mas ainda assim, a Amazon Photos disponibiliza 5GB gratuitos para o seu uso.

OneDrive

Também muito parecido com o Google Drive, mas com menos espaço: 5GB gratuitos limitados.

Mega

Um serviço de armazenamento com 50GB de armazenamento ilimitado. A parte ruim é que a plataforma não é otimizada para organização de álbuns de fotos e nem preparada para uma boa visualização.

Dubox Cloud Storage

Uma plataforma desconhecida do público em geral, foi testada pela galera do site Olhar Digital e apesar de apresentar lentidão no serviço de upload, apresentou uma grande vantagem em relação aos outros, pelo fato de oferecer até 1TB de armazenamento gratuito. Também não é otimizado para funcionar como organizador de fotos e sim como plataforma de armazenamento comum de arquivos na nuvem.

Conclusão

Se você ainda tá na dúvida sobre qual escolher, não precisa ter pressa, mas fica a dica, não deixe pra última hora. Turbine sua internet com as velocidades da Poxnet e escolha o serviço que mais te agrada.

 

24 de novembro de 2020