fechar

Entre em contato

Entre em contato e saiba como a POXNET pode ajuda-lo a conectar-se ao seu mundo.

Sua mensagem foi enviada com sucesso!

EM TEMPOS DE FAKE NEWS, O QUE FAZER PARA NÃO ESPALHAR A DESINFORMAÇÃO

As fake news são como um vírus altamente contagioso: uma pessoa recebe e a transmite para mais dez. Cada um desses dez repassa para mais dez e de cara já temos 100 pessoas infectadas. Continue multiplicando e tente imaginar onde isso irá parar.

Recebemos notícias falsas muito mais vezes do que gostaríamos. O problema é que muita gente passa para frente sem conferir a veridicidade dos fatos. A grande maioria não o faz por mal, mas porque não criaram o hábito de verificar se a notícia é real ou falsa.

O impacto de uma notícia enganosa pode gerar inúmeros problemas para as pessoas, empresas e até mesmo a sociedade. Entre elas, causar prejuízos financeiros, manipular ou influenciar ações errôneas, incitar violência, destruir reputações e até levar muitos negócios à falência.

Mas e você? Sabe realmente como não compactuar com essa disseminação? Saiba que dependendo do caso, espalhar uma fake news pode ser considerado crime.

A Pox listou 5 dicas para ajudar, confira:

1. Desconfie! Sempre.

Sabe aquele seu amigo que parece mentir descaradamente ou mesmo aquele que não mente, mas dá aquela “aumentadinha” na história que está contando? Pois é, ao receber uma notícia que chegou pela internet, lembre-se deles. A notícia pode ter sido inventada ou foi contada com exageros. E isso acontece mesmo que a pessoa que tenha te passado seja alguém sério, afinal, ela pode ter sido enganada também. Portanto, se receber uma notícia pelas redes, desconfie e busque uma fonte confiável antes de repassá-la.

2. Acesse os sites de fact-checking.

São sites que investigam e solucionam falsas notícias. Formado por especialistas em checar a credibilidade da fonte. Entre os mais conhecidos por aqui, temos o E-Farsas, a Agência Lupa e o Fato ou Fake.

3. Pesquise sempre em fontes jornalísticas conhecidas.

A imprensa tem como foco trabalhar o jornalismo com base em fatos. É o veículo de comunicação mais comprometido com a verdade, pois se deixarem passar uma notícia falsa, podem ter toda sua reputação comprometida. Eles costumam checar a fundo a credibilidade das informações, mas obviamente não estão livres 100% de cair em golpes, a menos que sejam eles mesmo a fonte original da informação.

4. Procure saber quem é o autor da notícia.

Uma notícia importante costuma ser assinada por alguém. Se o autor é desconhecido ou simplesmente não aparece junto à informação, cuidado, pode ser um sinal de fake news. Ainda assim, muitas notícias falsas chegam acompanhadas de um autor inventado. Se tiver nome e sobrenome, faça uma pesquisa sobre essa pessoa.

5. Mantenha-se alerta!

Muitas vezes uma fake news passa despercebida porque vai de encontro com aquilo que você pensa e a notícia te convence antes mesmo de você ir checar os fatos. É o tipo de notícia falsa perigosa que pode manipular ou reforçar suas ideias e valores, levando você à cometer erros. Fique sempre atento para não criar afinidade com elas.

Conclusão

Mentiras e discursos enganosos já existem a muito tempo. Mas com o advento da inclusão digital essa prática perigosa se tornou um risco ainda maior.

Use a internet com compromisso e responsabilidade. Faça a sua parte e se divirta com inteligência. Diga não à fake news.

E lembre-se, se precisar de uma ajuda para dar um upgrade na sua conexão, é só deixar a Pox te levar mais qualidade pelo melhor custo-benefício.