Blog

Guia rápido do Wifi de qualidade



A conexão sem fio facilitou (e muito!) a vida daqueles que precisavam ter acesso fácil e rápido à internet possibilitando uma infinidade de novos usos da tecnologia. Cabos deixaram de ser nossa realidade assim que o Wifi surgiu e desde então entramos em uma era mais conectada e simples. Mas, quais desafios enfrentamos hoje com a nossa internet? Será que realmente entendemos o Wifi e fazemos com que ele funcione a nosso favor? Vamos descobrir!

Ainda que a maneira que o roteador faz com que a conexão chegue aos nossos aparelhos seja um assunto técnico demais para ser explicado, é importante que saibamos de modo básico seu funcionamento para que possamos potencializar seu uso e detectar possíveis falhas de conexão que podem ser oriundas dele. A velocidade da sua conexão e a frequência com que ela cai são exemplos de problemas na sua internet que podem ser causados pelo Wifi e que podem ser facilmente solucionados.

O roteador e seus segredos
Um dos detalhes mais importantes para se ficar atento quando o assunto é o Wifi, é o roteador e sua localização. Afinal, é importante lembrar que quanto mais perto dele, mais rápida e de qualidade estará a conexão. A dica é deixa-lo sempre próximo do principal ponto de acesso à internet do local, como na sala, ou escritório, e se lembrar de que locais altos são os mais indicados para posicionar seu aparelho.

Um sinal do universo
Nosso roteador, assim como qualquer outro aparelho eletrônico que temos em nossa casa (ou empresa) emite ondas eletromagnéticas. Sendo assim, temos que ter consciência de que a proximidade com determinados objetos pode causar interferência no nosso sinal Wifi e consequentemente, dificultar que ele chegue até nós. Para que isso não aconteça, mantenha seu roteador longe de telefones sem fio, geladeiras, controles de garagem, caixa de som ou dispositivos que gerem sinal de rádio; atenção redobrada com micro-ondas e máquina de lavar.

A grama do vizinho é sempre mais verde (e o Wifi sempre mais rápido)
Você sabia que o Wifi do seu vizinho pode atrapalhar o seu? Isso porque, nosso Wifi opera em diferentes canais para evitar congestionamento, mas pode acontecer dele acabar trabalhando justamente no mesmo canal que está o do seu vizinho. Neste caso, o aparelho pode ser configurado para atuar em um canal diferente, sem que conflite com o roteador da casa ao lado. Entre em contato com a sua provedora e solicite ajuda!

Teste de velocidade
Não acreditou em nada do que a gente disse e quer ver para crer? Existem sites que nos ajudam a “medir” nosso sinal de internet, possibilitando melhores escolhas de posicionamento de móveis ou pontos estratégicos para se trabalhar. Ficou curioso? Acesse https://www.speedtest.net/ e descubra como vai a sua internet.

26 de fevereiro de 2019

Entre em contato conosco

Entre em contato e saiba como a POXNET pode ajuda-lo a conectar-se ao seu mundo.