fbpx

Blog

Deixa a Pox te levar mais conhecimento: diferença entre 2.4 Ghz e 5 Ghz



2.4 Ghz e 5 Ghz

Imagine a seguinte situação: você tem um carro que percorre a velocidade máxima de 100 km/h e quer trocar para um mais potente que possa chegar à 200 km/h. Então você vai até a loja e faz a troca. Mas, ao sair percebe que não é possível alcançar a velocidade que você gostaria porque a pista simplesmente não permite.

Ok, a comparação não é exata, mas nos permite entender um pouco sobre a frequência das redes wi-fi. Digamos que o primeiro carro é o seu plano de até 100 MB que utiliza um modem com a frequência de 2.4Ghz. Ao ˜trocar o carro˜, ou melhor, fazer o upgrade para um plano acima de 200 MB, você precisa de um modem que transmita na frequência de 5Ghz.

Até aí, tudo bem, afinal é só substituir o modem, certo?

Mas você lembra do lance da pista permitir ou não a velocidade máxima? Pois bem, a “pista” em questão são os dispositivos no qual seu wi-fi vai se conectar. Se o seu smartphone, notebook, tablet ou outro aparelho não trabalhar com a tecnologia de 5 Ghz, você não vai conseguir alcançar com precisão a velocidade contratada no seu plano. Basicamente, é como comprar uma Ferrari e pilotá-la em uma estrada de terra.

No campo da tecnologia, o termo Ghz (giga-hertz) está associado ao desempenho. Obviamente, o processador de 5 Ghz é muito mais potente que o de 2.4 Ghz.

Mas existe mais um fator a ser considerado nesta conta. Apesar de menos potente, a rede 2.4 Ghz é melhor para longas distâncias, mesmo com objetos sólidos no caminho, como as paredes.

Já a rede de 5 Ghz entrega mais velocidade e resiste melhor à interferências, ainda que com diversos aparelhos conectados ao wi-fi.

Ficou na dúvida entre qual dos dois é o melhor? Não se preocupe, você pode usufruir dos dois tipos de conexão. Para tanto, é importante ter o equipamento adequado: os roteadores Ghz trabalham com as duas tecnologias. Dessa forma, quando você estiver próximo do roteador, poderá usar a velocidade máxima do plano contratado com a rede 5 Ghz e, ao se afastar, será conectado automaticamente à rede 2.4 Ghz para um melhor alcance.

Assista a esse vídeo ou chama a gente, que explicamos ainda melhor:

https://bit.ly/2TxTEu8

28 de outubro de 2020

[ssba-buttons]

Entre em contato conosco

Entre em contato e saiba como a POXNET pode ajuda-lo a conectar-se ao seu mundo.